Dores nas Costas

Dores nas Costas

A dor nas costas é a doença crônica que mais afeta os brasileiros, acometendo um de cada três pessoas. Hoje, em consultório, aproximadamente 90% de casos de hérnias de disco podem ser tratadas de maneira conservadora e não são indicações cirúrgicas em primeira instância, atingindo no Brasil cerca de 5,4 milhões de pessoas segundo o IBGE.

Essas dores originam-se de diversas situações, como esforços repetitivos (LER/DORT), má postura, sobrepeso, episódios de trauma, posição não ergonômica domiciliar e/ou no trabalho, uso de salto alto, gravidez, má preparação e falta de orientação na pratica esportiva, fatores degenerativos da própria idade e genéticos. O tratamento dessas dores é multidirecional: focando inicialmente no alívio da dor e posteriormente no reforço e reequilíbrio muscular para manutenção e prevenção de problemas futuros com intuito de buscar a causa das dores e a estabilidade do problema sem progressão.

Hoje em dia existem inúmeros tipos de tratamento para dores nas costas e cada vez mais surgem técnicas inovadoras com resultados surpreendentes, que pode ser indicado para qualquer indivíduo que sofre de dores nas costas, proporcionando satisfação e melhora da qualidade e eventualmente adiando ou até evitando uma cirurgia previamente indicada.

Além da grande evolução dos métodos de tratamento que englobam a fisioterapia a tecnologia vem se desenvolvendo incrivelmente de forma a auxiliar o profissional capacitado com estes novos métodos de tratamento e principalmente especializado com as patologias que podem acometer a coluna.